quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Grupo de 11 mil luteranos ingressará na Igreja Católica

O futuro Ordinariato Anglicanorum Coetibus dos Estados Unidos, que está sendo organizado pelo Cardeal Wuerl, recebe a adesão de um grupo de luteranos que espera há anos a permissão para ingressar na Igreja Católica. Eis abaixo uma tradução da notícia, postada no blog The Anglo-Catholic. Em meio às dezenas de comentários, mais alguns dados interessantíssimos:
A Igreja Católica Anglo-Luterana possui cinco "arcebispos" e três "bispos", dispostos entretanto  a "deixar o roxo de lado" para seguir a Igreja. Eles estão juntos desde 2007 e possuem 11 mil membros no mundo todo. Para o ensino, eles usam o Compêndio e o Catecismo da Igreja Católica. Seu clero é obrigado a assinar um compromisso de "não ensinar, pregar, escrever ou publicar qualquer coisa contrária ao  Magistério da Igreja Católica Romana". Quanto à liturgia, eles utilizam o Missal anglicano* que foi aprovado pelo Anglicanorum Coetibus, o Novus Ordo de Paulo VI ou ainda o Rito Extraordinario (caso o padre seja capaz de celebrar em latim).
Nossa família está crescendo!
Postado em 21 fevereiro de 2011 pelo Pe. Christopher Phillips
Recebi um email hoje do Reverendíssimo Irl A. Gladfelter, Metropolitano da Igreja Católica Anglo-Luterana (ICAL), com a excelente notícia de que o clero e paróquias da ICAL estarão entrando no Ordinariato conosco. O que se segue é um resumo do que levou a este desenvolvimento maravilhoso, que me foi enviado por Dom Edward J. Steele, Bispo da ICAL da Flórida, e que é um dos nossos comentadores regulares.
"Em 13 de maio de 2009, a Igreja Católica Anglo-Luterana (ICAL) enviou uma carta ao Cardeal Walter Kasper, presidente do Conselho Pontifício para a Promoção da Unidade dos Cristãos, indicando que a ICAL "desejava desfazer os erros do Padre Martinho Lutero, e retornar à Una, Santa e Verdadeira Igreja Católica estabelecida por nosso Senhor Jesus Cristo através do Bem aventurado São Pedro. "Aquela carta foi, por sua vez entregue à Congregação para a Doutrina e Fé (CDF) para análise, e a CDF em junho de 2009 enviou à ICAL uma resposta confirmando o recebimento da petição, com a certeza de que ao pedido de adesão plena estava sendo dada uma séria atenção.
No entanto, quando o Santo Padre, o Papa Bento XVI, por liberalidade lançou o Anglicanorum coetibus em novembro daquele mesmo ano, a ICAL não respondeu de imediato como outros o fizeram. Ao contrário, a ICAL, sendo de herança luterana, louvou a Deus pela constituição apostólica e pelo dom oferecido aos nossos irmãos e irmãs Anglicanos; mas continuou a esperar com a bendita esperança de que a nossa petição também, em breve seria concedida.
Surpreendentemente, em outubro de 2010, a ICAL recebeu uma carta de Dom Luis Ladaria, secretário da CDF, informando a ICAL que um Delegado Episcopal, o Cardeal Donald Wuerl, tinha sido nomeado nos Estados Unidos para assistir a CDF com a implementação do Anglicanorum coetibus (entretanto o Cardeal Wuerl ainda era um arcebispo na ocasião). A carta afirma ainda: "À medida que avançamos em direção à construção de Ordinariatos gostaríamos de convidá-los, portanto, a fazer contato diretamente com o arcebispo Wuerl, no seguinte endereço ..." Humildemente, a ICAL respondeu com um sonoro "SIM", enviando uma carta ao Cardeal Wuerl em conformidade com a correspondência recebida da CDF, pedindo para ser uma parte desta reunificação maravilhosa dentro do Corpo de Cristo.
É com grande alegria e profunda gratidão, portanto, que a Igreja Católica Anglo-Luterana dá a conhecer a sua intenção de entrar no Ordinariato americano sob as provisões do Anglicanorum coetibus, e anseia por ajudar, com todos os nossos irmãos e irmãs em Cristo, a desfazer a Reforma e restaurar a unidade visível e social da Igreja de Cristo, Una, Santa, Católica e Apostólica."
Bem-vindos, irmãos e irmãs em Cristo ... parece que vamos adicionar alguns pinos a mais no mapa!

Sobre o Padre Christopher Phillips
Pe. Christopher G. Phillips é o pároco da Igreja de Nossa Senhora da Expiação em Santo Antonio, Texas, onde ele tem servido durante os últimos 27 anos. Ele é o pastor fundador da primeira paróquia de Prática Anglicana*, eregida em 1983 sob os termos da Provisão Pastoral. O Pe. Phillips foi ordenado como um anglicano para a Diocese de Bristol, na Inglaterra, em 1975. Depois de servir como diácono durante três anos em Santo Estêvão Southmead, ele retornou aos Estados Unidos e atuou em duas paróquias da Diocese Episcopal de Rhode Island. Em 1981 ele deixou a Igreja Episcopal e se mudou com sua família para o Texas, onde posteriormente foi ordenado sacerdote Católico em 1983. Pe. Phillips e sua mulher, JoAnn, estão casados há quarenta anos. Eles têm cinco filhos, todos crescidos e casados, e um neto.
*Nota: O termo “Prática Anglicana” (Anglican Use no original em inglês) refere-se às congregações antigas da Comunhão Anglicana, que se uniram à Igreja Católica (em especial, pelo Rito Latino), embora mantendo algumas das características do anglicanismo. Estas congregações eram anteriormente membros da Igreja Episcopal nos Estados Unidos da América e foram autorizadas a juntar-se a Igreja Católica sob a Provisão Pastoral de 1980, emitida pelo Papa João Paulo II. Paróquias “Prática Anglicana” existem atualmente somente nos Estados Unidos. (fonte: http://en.wikipedia.org/wiki/Anglican_Use )
http://www.theanglocatholic.com/2011/02/our-family-is-growing/

Eis o resultado do trabalho de Bento XVI. Desde o Vaticano II não se viam tais conversões...